8.º Seminário-almoço CICS | 2 dezembro | 12:30 | “’Andar sobre vidro quebrado’. O género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha.” | Sala de Atos do ICS | Online

Captura de ecrã 2021-11-28 151105

Decorrerá, no próximo dia 2 de dezembro o 8.º Seminário-almoço CICS.UMinho. Juan Carlos Solano Lucas, professor da Universidade de Murcia, será o orador  com a comunicação “’Andar sobre vidro quebrado’. O género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha.”

Resumo abreviado:

Esta investigação analisa a interseccionalidade das desigualdades, a fim de explicar o impacto da precariedade entre os jovens com base no género. Os dados do Inquérito às Forças de Trabalho espanholas (EPA) de 2005 a 2016 foram analisados utilizando a regressão logística e a segmentação hierárquica. Os resultados sugerem que a crise económica alargou o fosso entre os géneros em empregos precários, de tal forma que atualmente as mulheres jovens são mais propensas a enfrentar situações precárias do que os homens jovens.

Nota biográfica:

Juan Carlos Solano Lucas, é licenciado em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid, doutorado em Sociologia pela Universidade de Múrcia. Desde 1998 é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Múrcia. Foi também diretor do mesmo departamento entre 2017 e 2021. Fez estadias de investigação e ensino na Universidade chinesa de Hong Kong (China), Universidade del Rosario (Colômbia), Universidade de Salerno (Itália), Universidade Nova de Lisboa, e Universidade do Minho (Portugal). As suas áreas de especialização centram-se no estudo das desigualdades educacionais e a sua ligação com a estrutura social (mercado de trabalho, sistema educativo, pobreza e exclusão social), com especial atenção à análise sócio-estatística e à desigualdade de oportunidades. Participou em mais de 45 publicações, incluindo artigos, livros e capítulos de livros.

Local: Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho / Online

Contactos: cics@ics.uminho.pt