7.º Seminário Almoço CICS | “Masculinidades e a vivência da violência sexual” | 21 de outubro | 12h30

7º_seminário-alomoço_cartaz

Oradora: Joana Teixeira Ferraz da Silva

Título: Masculinidades e a vivência da violência sexual

Resumo abreviado: A investigação busca compreender o fenómeno da violência sexual contra homens durante a infância e/ou adolescência, tendo como objetivo principal determinar seus impactos em suas identidades de género. Para isso, recorre-se a uma metodologia de cariz qualitativo, utilizando como método o estudo de caso e como técnica principal a entrevista de história de vida, complementada por questionário de caracterização sociodemográfica. A partir disso, pretendemos contribuir para a análise e intervenção sociológica nos campos académicos e de políticas sociais, de um fenómeno ainda pouco estudado no cenário português.

Nota biográfica: Doutoranda em Sociologia pela Universidade do Minho. Mestre em Sociologia (Ramo: Políticas Sociais) pela Universidade do Minho (2020). Pós-graduação lato sensu em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2015) (Brasil). Graduação em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (2011) (Brasil). Experiência na investigação académica nas áreas de habitação, políticas sociais, desigualdade social e gênero. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (GEICS) do CICS.NOVA.UMinho.

Link de acesso AQUI