Afinar Olhares Alargar Ideias. Ciclo de estudos contemporâneos do Departamento de História da Universidade do Minho | Março 2021

 

image

Afinar Olhares, Alargar Ideias: ciclo de estudos contemporâneos do Departamento de História da Universidade do Minho

O Departamento de História da Universidade do Minho, nomeadamente os seus professores e investigadores das áreas disciplinares de história contemporânea, promove entre os dias 1 e 4 de março um ciclo de estudos contemporâneos composto por seis webinários, em acesso livre. Ao agendar esta semana, o Departamento de História associa todos os centros de investigação que dinamizam o ambiente de inovação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, incluindo o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho).

O ciclo visa alargar horizontes relativamente aos estudos históricos, colocando os estudantes e a comunidade académica em contacto com áreas como o cinema, a fotografia, o teatro, a música, a antropologia cultural e a pesquisa jornalística.

Pensada como estratégia de ligação entre os dois semestres, ainda em pleno Inverno, esta iniciativa visa aprofundar e irradiar aprendizagens e questionamentos, estimulando olhares multidisciplinares sobre o presente histórico.

Numa conjuntura marcada pelo longo e intermitente confinamento a que os estudantes têm estado sujeitos, afinar olharesalargar ideias é um pretexto, insustentavelmente leve, para retemperar energias, partilhar perspetivas, interrogar e enfrentar a condição crítica de ser contemporâneo.

O programa e outras informações poderão ser consultadas em: https://www.lab2pt.net/site/?module=publicInformations&target=details&id=204

As primeiras duas sessões realizam-se já no próximo dia 1 de março:

1 de março I 2.ª Feira I 10h30 – 13h00

André Guiomar, realizador, «A Nossa Terra, o Nosso Altar – a demolição de uma identidade»

Link zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81772274544

 

1 de março I 2.ª Feira I 18h00 – 20h00

Adriano Miranda, fotojornalista, «Um jornal não é para embrulhar castanhas»

Link zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89509304391

 

Organização:

Fátima Ferreira

Bruno Madeira

Alexandra Esteves

Rodrigo Dominguez

Francisco Mendes

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.