Chamada de artigos – Revista Configurações 28/2021 | Dossiê temático “O ensino e a divulgação da Sociologia em Portugal”| Prorrogação até 15 junho

Capa recortadacics.nova.uminho

Chamada de artigos – Configurações: Revista de Ciências Sociais – n.º 28 / dezembro 2021

Dossiê temático: O ensino e a divulgação da Sociologia em Portugal

Coordenação: Ana Maria Brandão (CICS.NOVA.UMinho, Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho); Benedita Portugal e Melo (UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa);  João Teixeira Lopes (Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

Apelo a contributos
Longe vão os tempos em que Adérito Sedas Nunes redigiu uma breve reflexão sobre os “Problemas da Sociologia em Portugal”. Desde 1963, data em que esta foi publicada na revista Análise Social, o panorama alterou-se significativamente no que respeita aos contornos da oferta formativa neste campo disciplinar. A Sociologia está, hoje, claramente firmada enquanto área de formação especializada do Ensino Superior e enquanto área pericial, mas está também presente nos planos de estudos de outras áreas disciplinares e níveis de ensino, incluindo o básico e o secundário. A reflexão dos próprios sociólogos sobre esse percurso, no caso português, é já assinalável. Menos comum, no entanto, tem sido o seu enfoque nos aspetos pedagógicos. Como se ensina e se promove a Sociologia em Portugal? Em que moldes se dá a conhecer o conhecimento sociológico a públicos não familiarizados com esta ciência? Com que questões pedagógicas se confrontam os seus professores quer ao nível dos ensinos básico e secundário, quer da oferta graduada e pós-graduada, especializada ou não? Quais as suas preocupações e que instrumentos e estratégias pedagógicos mobilizam? Que experiências pedagógicas concretas têm desenvolvido e quais os seus resultados? Como se relacionam essas preocupações, instrumentos, estratégias e experiências com as características diversificadas dos públicos com que trabalham?

Não excluindo questões ligadas aos processos de afirmação, consolidação e institucionalização da Sociologia como área disciplinar, são especialmente bem-vindas propostas originais, sob a forma de reflexões, investigações empíricas ou relatos de experiências concretas, que contribuam para a compreensão dos aspetos especificamente pedagógicos do ensino e/ou da divulgação da Sociologia em Portugal.

As propostas devem ser endereçadas à Direção da Revista, até ao dia 15 de junho de 2021. Os artigos submetidos a concurso deverão ser enviados para o e-mail:  configuracoes_cics@ics.uminho.pt, em conformidade com as normas disponibilizadas em anexo e no website http://journals.openedition.org/configuracoes.

Data limite para a submissão de artigos: 15 de junho de 2021

Envio da decisão para os autores: 1 de novembro de 2021

Publicação: 31 dezembro de 2021

Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/.