Eleição de novo Coordenador do CICS.UMinho

525d3656507c1-fotopessoal

Fernando Bessa Ribeiro, Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho, foi eleito a 14 de fevereiro como Coordenador do Pólo da Universidade do Minho do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UMinho) para o biénio 2020-2022. A equipa da coordenação conta ainda com o Investigador Doutorado Rodrigo da Costa Domínguez, como Coordenador-adjunto, e Ana Maria Brandão, Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia, como Diretora da Revista Configurações.

Fernando Bessa Ribeiro é Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, obteve em 2016 a agregação em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Capitalismo e desenvolvimento, género e sexualidade e infeção pelo VIH/sida constituem os seus principais temas de investigação, sobre os quais publicou diversos livros e artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Mais recentemente passou a trabalhar também sobre questões urbanas, sendo membro do projeto “Modos de vida e formas de habitar: Ilhas e Bairros Populares no Porto e em Braga”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O CICS.UMinho tem como missão produzir e promover conhecimento nos domínios da Sociologia e de outras Ciências Sociais, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade do exercício crítico, visando, igualmente, a promoção de atividades de transferência de conhecimento e de intervenção na comunidade de modo a contribuir para uma sociedade mais coesa, justa e solidária.  O Pólo integra, atualmente, um leque de investigadores de diferentes grupos de investigação, a saber: “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” e “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento”.