Prorrogação do prazo até 31 janeiro 2020 – chamada de artigos Revista Configurações 26/2020 “Dossier temático: Economia e Sociedade: políticas, práticas, agentes e instituições”

capa configuracoescics.nova.uminho

Prorrogação do prazo de submissão de artigos – Revista Configurações

Revista Configurações n. 26/ 2020

Informa-se que o prazo de submissão de artigos foi prorrogado até 31 de Janeiro de 2020.

Dossier temático: Economia e Sociedade: políticas, práticas, agentes e instituições

Coordenação: Rodrigo da Costa Dominguez (CICS.NOVA – Universidade do Minho); Lisbeth Rodrigues (CSG/ISEG – Universidade de Lisboa); Jari Eloranta (Universidade de Helsínquia – Finlândia); Jeremy Land (Georgia State University).

A orientação económica ou o conceito de “ação económica” (Wirtschaften), trabalhado por Max Weber nos seus ensaios sobre sociologia económica, aborda a questão da satisfação do desejo por “utilidades” (Nutzleistungen), enquanto exercício de controle de um ator sobre um determinado recurso, o qual, em princípio, é impulsionado e direcionado para fins económicos. Por este motivo, “… a definição de ‘ação económica’ deve, mais ainda, ser manifestada de tal forma a incluir a operação de uma iniciativa empresarial moderna com fins lucrativos” (1972, 64), e todos os processos e objetos económicos são caracterizados pelo significado que possuem para a ação humana no desempenhar de tais papéis como os fins, meios, obstáculos e subprodutos.

Ora, os conceitos básicos que a Economia e a História Económica empregam para analisar a sociedade – como, por exemplo, as ideias de crescimento, prosperidade, desenvolvimento e globalização e/ou expansão/interconexão – são essencialmente modernos, aperfeiçoados na fronteira entre os séculos XIV e XVI, mas também e, sobretudo, conforme dito por outros autores, “…com um novo desenho de fronteiras económicas […], a começar pelo crescimento demográfico e pela recomposição e maior diversificação dos tecidos produtivos” (Costa, Lains e Miranda 2011, 14).

Procurando pensá-lo de um modo (inter)multidisciplinar, o objetivo deste volume é reunir estudos que permitam estabelecer um diálogo entre a História Económica, a Sociologia e a Economia, seguindo o conjunto teórico da obra clássica de Max Weber (Economia e Sociedade, ed. de Guenther Roth e Claus Wittich, Univ. of California Press, 1972), bem assim o caminho percorrido pela História Económica nos últimos anos, seus temas e seus desafios atuais e futuros (José M. Amado Mendes), e as visões de lugar das Ciências Sociais numa perspetiva do desenvolvimento do capitalismo ocidental (José Rodrigues dos Santos). Em comum, observa-se o avanço científico-tecnológico e o progresso das ciências médicas, exatas e tecnológicas enquanto pilares, sendo inclusive foco da ação política que resulta na construção das políticas públicas de investimento em ciência, conhecimento e tecnologia. Sem perder de vista as questões atuais, como a guerra comercial entre Ocidente e Oriente, e a agenda do desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos naturais, as ciências sociais aplicadas (Economia), assim como a Sociologia e História, sobretudo a vertente da História Económica, são fundamentais na perceção dos vários e diferentes contextos relacionadas às ações e agendas económicas dos Estados. Para além disso, desempenham um papel fundamental na compreensão das propostas de incentivo ao desenvolvimento e de proteção das instituições e dinâmicas económicas internas, tanto em âmbito nacional quanto em âmbito regional, dentro dos respetivos blocos e acordos comerciais que os unem.

Serão acolhidos artigos que colaborem de maneira original para o debate científico sobre a economia, a história económica e as ciências sociais, fundamentados em múltiplos enfoques interdisciplinares, teóricos, metodológicos e empíricos, proporcionando ao leitor, por meio de visões inovadoras e enriquecedoras, a compreensão dos seguintes temas:

1. Comércio como objeto histórico e sociológico;
  2. Formas de crescimento e desenvolvimento económicos, associados às ideias de rendimento e produtividade nos vários setores da atividade económica;
  3. Reflexões sobre formas de interconexão entre financiamento público e atividades económicas privadas;
  4. Organização de sistemas de crédito, fiscais e monetários enquanto base de um processo de racionalização cultural e institucional das sociedades;
  5. Divisão do trabalho, na sua vertente social e económica;
  6. Dinâmica dos mercados e diferentes níveis de interação entre os mesmos.

As contribuições devem ser enviadas para configuracoes_cics@ics.uminho.pt até 13 de Janeiro de 2020, em conformidade com as normas disponibilizadas em anexo e no website.

Data limite para a submissão do artigo: 31 de Janeiro de 2020

Envio da decisão para os autores: 1 de Abril de 2020

Publicação da revista: 30 Dezembro de 2020

Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/.