6º Seminário Almoço CICS | Empreendedorismo dos diplomados: avaliação do papel da Universidade e formas de identificação com autoemprego| 24 de setembro 2019| 12:30h – Sala de Atos ICS

Logo Seminário Almoço v2

6º Seminário – Almoço CICS de 2019

Data:  24 de setembro de 2019 (terça-feira)

Hora: 12h30 -14h00

Local: Sala de Atos do do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição.

Orador: Rita Moreira (Doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho e bolseira de doutoramento no CICS.UMinho)

Título: Empreendedorismo dos diplomados: avaliação do papel da Universidade e formas de identificação com autoemprego

Resumo abreviado:

Nos últimos anos, e aliado à expansão do ensino superior e aos problemas de emprego dos diplomados, o empreendedorismo tem vindo a ser assumido como um objetivo primordial de políticas públicas e de atuação das universidades na Europa (CE, 2010).Tal discurso tem-se estruturado em torno de diversas questões centradas sobre a importância da preparação da população com qualificações académicas para o mercado de trabalho (Tomlinson, 2012), no sentido de lhes disponibilizar ofertas formativas e metodologias inovadoras de ensino ajustados às atuais exigências e orientações do mundo laboral (Marques &Vieira, 2014; Marques, 2016). Ou seja, exige-se dos diplomados não só conhecimentos técnico-científicos específicos, mas também características e atitudes empreendedoras que lhes permitam aceder ao emprego ou criar o seu autoemprego/empresa. Esta apresentação, inserida no âmbito do projeto de doutoramento em fase de conclusão, intitulado “Empreendedorismo dos diplomados: políticas do ensino superior e (re)configuração das trajetórias profissionais dos diplomados”, propõe-se avançar com uma nova proposta concetual sobre o fenómeno denominado de potencial de empreendedorismo, ao analisar a forma com diplomados constroem, percebem e negoceiam o seu empreendedorismo durante as suas trajetórias de transição profissional. A estratégia metodológica suporta-se nos resultados da vertente qualitativa do estudo, nomeadamente a aplicação de trinta e oito (38) entrevistas semiestruturadas, durante o ano letivo 2013/2014, a diplomados universitários com diferentes perfis-tipo de potencial de empreendedorismo. Na presente comunicação, debruçamo-nos especificamente sobre a análise das representações dos diplomados entrevistados acerca da relação entre preparação académica e empreendedorismo, a qual terá por base a vertente educativa do empreendedorismo. Na conclusão pretende-se refletir sobre os determinantes do empreendedorismo dos diplomados no sentido de orientações socio valorativas relativamente à criação do próprio emprego/empresa e às “decisões” de futuro profissional, bem como discutir o papel do ensino superior no quadro de profundas transformações da esfera laboral.

Nota curricular:

Socióloga. Doutoranda em Sociologia da Universidade do Minho, com o projeto intitulado “Empreendedorismo dos diplomados: políticas do ensino superior e (re)configuração das trajetórias profissionais dos diplomados”, financiado pela Fundação para a Ciências e Tecnologia, sob a orientação científica da Prof. Doutora Ana Paula Marques da Universidade do Minho. Investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho. As suas principais áreas de interesse são: inserção profissional, políticas do ensino superior e empreendedorismo.