5º Seminário Almoço CICS | Um Lugar para Viver: Imigrantes brasileiros na cidade de Braga| 18 de junho 2019| 12:30h – Sala de Atos ICS

Logo Seminário Almoço v2

5º Seminário – Almoço CICS de 2019

Data:  18 de junho de 2019 (terça-feira)

Hora: 12h30 -14h00

Local: Sala de Atos do do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição.

Orador: Ana Kelly Ferreira Nóbrega (Doutoranda de Sociologia da UMinho)

Título: Um Lugar para Viver: Imigrantes brasileiros na cidade de Braga

Resumo abreviado:
A investigação centra-se na análise da imigração brasileira em Portugal, com o recorte focal para a imigração mais recente impulsionada pela mudança na legislação de aprovações de títulos de residência a partir do ano de 2012. Delimita-se o território de investigação na cidade de Braga, com o foco nas questões relacionadas do problema de moradia colocada aos imigrantes brasileiros e a sua inserção social em um novo contexto cultural, geográfico e climático.

Destaca-se que essa proposta de investigação considera de sobremaneira a conjuntura mais recente vivenciada no Brasil e tendo Portugal como uma alternativa diferente para muitos brasileiros. A inserção temática da pesquisa ampara-se no tema da migração, mobilidade, mudanças das fronteiras e no campo de investigação dos modos de vida e do habitar.

Ressalta-se que nesse seminário serão apresentados os dados preliminares da pesquisa em andamento.

Nota biográfica e curricular:

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela ESUDA, Mestre em Desenvolvimento Urbano na Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho. Membro pesquisadora do Grupo Extensão universitária em Plano Urbanístico e de Regularização Fundiária do Córrego do Balaio, Jaboatão dos Guararapes/ PE. Trabalho de extensão com ação de campo e multidisciplinar, sobre a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Integrante da Comissão Organizadora da Conferência Economia Política da Urbanização: Acumulação do Capital e Direito à Cidade. Conferência do geógrafo David Harvey em Recife, PE. Experiência em diferentes trabalhos técnicos e de assessoria na área de Políticas Públicas, Habitação Social, Arquitetura e Urbanismo. Gerente de Programas Habitacionais no Governo do Estado de Pernambuco.