Aula Aberta “Las élites rurales del reino de Valencia en la baja edad media”| 20 de fevereiro de 2019

Aula Aberta

20 de fevereiro 2019

Laboratório de História – Instituto de Ciências Sociais: 15:30 – 17:30

Las élites rurales del reino de Valencia en la baja edad media

Frederic Aparisi Romero

Investigador de pós-doutoramento ‘Juan de la Cierva’ – Universidade de Lleida – Espanha

Resumo:

Ao longo da última década, uma das linhas centrais de investigação da historiografia rural europeia tem sido o estudo dos setores mais prósperos da sociedade rural. É o que a partir do congresso das XXVII Jornadas Internacionais de História da Abadia de Flaran (França), em 2005, passou a denominar-se “elites rurais”.

Quem são estas elites rurais? É um conceito que serve de instrumento de análise, criado pela historiografia para uma melhor compreensão de uma realidade histórica: a existência no seio das comunidades rurais de diferenças sociais entre umas famílias e outras. A perspectiva clássica de um mundo antagónico entre senhores e vassalos não é suficiente para perfilar os traços das comunidades campesinas das Idades Média e Moderna, posto que entre os vassalos existiam diferenças económicas, políticas e sociais significativas. As elites rurais não se correspondem com nenhuma categoria jurídica, nem tampouco profissional de forma exclusiva. De partida, poderíamos pensar que as elites rurais se correspondem com famílias de camponeses ricos. E, de fato, em muitos casos é assim, mas de forma exclusiva. Entre as elites rurais também encontramos artesãos residentes no campo, notários e escrivães, e também membros da pequena nobreza, e o pároco local.

Para além de sua dedicação laboral, estes camponeses, notários e artesãos compartilham uma série de interesses económicos e políticos que lhes levam, em algumas ocasiões, a partilhar estratégias e negócios, e em outras a enfrentar-se abertamente nas ruas do povoado. Devemos ver neles verdadeiros gestores de empresas rurais, mais que camponeses o artesãos. Fruto destes interesses comuns, consolidam casamentos entre seus filhos, são nomeados executores dos testamentos e assinam como testemunhas de seus documentos.

Estas elites rurais se documentam já na Alta Idade Média, mas é após a Peste Negra que se torna mais evidente em todo o Ocidente Medieval. E não somente porque dispomos de mais fontes escritas e arqueológicas, mas também porque além da integração dos mercados regionais e internacionais lhes oferece um papel mais ativo nas relações entre o campo e a cidade.

Esta Aula Aberta destina-se à comunidade académica, sendo a sua entrada livre.

Breve Nota Biográfica:

Doutor em História Medieval pela Universidade de Valencia (2016). Foi Investigador-visitante, durante o doutoramento, no Centre for Local and Regional History da Universidade de Leicester e no History and Welsh History Department da Universidade de Aberystwith, ambos em Inglaterra. Foi também Professor da Universidad CEU Cardenal Herrera, em Valencia, e bolseiro de investigação no Joint Centre for History and Economics, das Universidades de Cambridge e Harvard. Membro-fundador do Grupo harca.org, dedicado à investigação e divulgação da História Medieval do Reino de Valencia. Tem ampla experiência na área de História Económica, com ênfase no campo das questões rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: elites, relações de dominação económica e social, padrões de consumo e níveis de vida.

cics.nova.uminho