1º Seminário Almoço CICS 2019 |fevereiro 2019 – 12:30h – Sala de Atos ICS| Capitalismo, alimentação e mudança social: um estudo sobre o consumo de alimentos ultraprocessados em famílias camponesas na Zona da Mata de Pernambuco

Logo Seminário Almoço v2

1º Seminário – Almoço CICS de 2019
Data:  12 de fevereiro de 2019 (terça-feira)
Hora: 12h30 -14h00
Local: Sala de Atos do do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição.

Oradora: Maria Zênia Tavares da Silva (doutoranda do curso de Sociologia na UMinho)

Título: Capitalismo, alimentação e mudança social: um estudo sobre o consumo de alimentos ultraprocessados em famílias camponesas na Zona da Mata de Pernambuco

Resumo:
A expansão do capitalismo, no século XX, com a chamada “revolução verde” e a globalização dos mercados, permitiram uma penetração massiva de produtos industriais no campo, como os agroalimentares, provocando transformações econômicas, sociais, culturais e ambientais. Mediando processos de mudanças na dinâmica do desenvolvimento rural e das famílias camponesas. Muitos desses produtos encontram-se disponíveis nas novas formas do comércio local, seu consumo é estimulado pela publicidade, sendo considerados mais baratos e práticos. Tal levanta questões instigantes e relevantes, o que justifica desvelar e conhecer o fenômeno do consumo alimentar contemporâneo.
Assim, pretendo estudar o sistema agroalimentar e o consumo de produtos alimentícios industrializados, com famílias camponesas na Zona da Mata de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. O estudo busca saber quais são as influências dos produtos alimentares industrialmente processados, na economia e modos de vida de famílias camponesas e interioranas.
Tendo em vista que o consumo é realizado em decorrência de determinantes econômicos e sociais, e que as escolhas e atuação dos/as consumidores/as está condicionado aos meios acessíveis aos grupos e indivíduos, faz-se necessário conhecer e problematizar as estruturas de produção e distribuição dos alimentos e o acesso aos mesmos, bem como as relações sociais e de poder a eles atrelados.
Trata-se de uma investigação ancorada numa abordagem metodológica múltipla, na qual a etnografia contribuirá com seus aportes metodológicos. Para compreender o contexto social na sua complexidade e dinâmica, será utilizada combinação de diferentes técnicas, a fim de obter as informações necessárias para análise.

Nota biográfica e curricular:
Possui graduação em Economia Doméstica (UFRPE) e mestrado em Nutrição (UFPE). Professora da Universidade  Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Realiza atividades de pesquisa e extensão no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NUPEM e no Núcleo de Estudos sobre o Consumo e Economia Familiar – NECEF, ambos vinculados a UFRPE e ao CNPq. Integra a Rede Feminista Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero – REDOR; o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – FBSSAN; e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Pernambuco – CONSEA-PE. Tem experiência nos estudos sobre consumo, educação do/a consumidor/a, gênero, feminismo, soberania e segurança alimentar e nutricional.