8º Seminário Almoço CICS |MULHERES NA AGENDA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL| 12 outubro 2018| Laboratório de Sociologia ICS/UMinho

Logo Seminário Almoço v2

8º Seminário – Almoço CICS de 2018

Data: 12 de outubro de 2018 (sexta-feira)

Hora: 12h30 -14h00

Local: Laboratório de Sociologia  piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição.

Orador: Neuza de Farias Araújo

Título: MULHERES NA AGENDA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumo:

A comunicação tem como objetivo tecer considerações sobre os objetivos da ODS e sua relação com a igualdade de género e os direitos das Mulheres. Considerando que a desigualdade entre homens e mulheres afeta a todas (os) constituindo-se uma ameaça em termos sociais e políticos para as mulheres criando barreiras para erradicação da pobreza e efetivação dos direitos humanos. Examinando o relatório da ONU, Transformando promessas em ação: Igualdade de Gênero na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável dados do relatório indicam que as mulheres continuam ganhando menos que os homens para exercer os mesmos cargos no mercado de trabalho. A média global de diferença é de 23% e, se continuar neste ritmo, será necessário 68 anos para que se atinja a igualdade. Outra questão crítica é a da violência contra as mulheres, que se apresenta como problema de ordem global. Segundo o documento, uma em cada três mulheres e meninas sofrem violência física e/ou sexual durante a vida.

A genda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.  Erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento o qual só será sustentável se beneficiar igualmente mulheres e homens.

Nota biográfica e curricular:

Assistente Social, graduada em Serviço Social pela Universidade Regional do Nordeste de Campina Grande FURN- Brasil (1975), Especialização em Fundamentos do Serviço Social (1976) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, Mestre em Ciencias Sociais pela Université Paris I Sorbonne Franca (1992) e Doutora em Sociologia pela Université Denis Diderot Paris – França VII (1996) Pós doutoramento em Economia do Trabalho (2010) Faculdade de Economia da Universidade do Porto Portugal, possui Pós doutoramento em Género e Interdisciplinaridade Universidade Federal de Santa Catarina (2012) Professora Adjunta do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, (professora permanente) atuando no bacharelado em turismo, graduação e pós graduação em Turismo com enfoque interdisciplinar. Fundadora dos grupos de pesquisa Género e Interdisciplinaridades, Feminismos e história das Mulheres –UnB/CNPq. Fundadora do Simpósio Temático Relações de Poder e Género- Fazendo Género – Universidade Federal de Santa Catarina desde 2008.
Orientou e orienta diversas dissertações de mestrado nos domínios do Serviço Social, Género Feminismos, Sociologia e Turismo.