Estudo pioneiro sobre as empresas familiares apresentado em Guimarães – iniciativa desenvolvida em parceria pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS – UM), a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Câmara Municipal de Guimarães

 

No dia 19 de setembro, na Plataforma das Artes, em Guimarães, será apresentado um estudo pioneiro sobre as 41 mil empresas familiares existentes no Norte de Portugal. A Conferência Internacional “Roadmap para Empresas Familiares: Mapeamento, Profissionalização e Inovação” é organizado pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS – UM), a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Câmara Municipal de Guimarães.

“É muito importante este tipo de estudos para termos uma perceção da existência destas empresas familiares, reconhecendo que há uma grande prevalência no concelho de Guimarães”, apontou Domingos Bragança na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, 16 de julho. O Presidente da Câmara de Guimarães considera que, desde logo, “a existência deste estudo reconhece a importância destas empresas perante a sociedade”, mencionando a “grande coesão nas empresas familiares que chega a ser determinante para a coesão territorial”.

A investigadora da Universidade do Minho e responsável pelo projeto, Ana Paula Marques, explicou que o estudo é um resultado de um trabalho de dois anos e o objetivo passou por “identificar e mapear as empresas familiares na região Norte, avaliar o seu impacto na economia local, nacional e internacional”.

O evento contará com conferencistas internacionais e nacionais na discussão e reflexão sobre os fatores críticos de inovação e profissionalização das empresas familiares. O programa foi elaborado com vista a promover a diversidade temática e abordagens dinâmicas orientadas para questões da atualidade.

De manhã, Manuel Bermejo, professor do Instituto de Empresas da Business School, fará a conferência de abertura e abordará a temática central da governance das empresas familiares.

À tarde, a investigadora da Universidade do Minho e coordenadora do projeto Roadmap, Ana Paula Marques, apresentará os resultados dos dois anos do estudo, seguindo-se uma mesa redonda com José Paulo Esperança, diretor da Business School do ISCTE – IUL, Ester Silva, vice-presidente da Comissão Coordenadora da Região Norte (CCDRN) e Manuel Carvalho da Silva, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. A discussão será moderada por Isabel Furtado, CEO da Têxtil Manuel Gonçalves (TMG).

Em simultâneo decorrerão quatro sessões temáticas paralelas ao longo do dia: “sucessão e liderança da propriedade”; “governance e família empresária”; “internacionalização, financiamento e redes”; “comunicação e gestão de conflitos”, serão as dimensões temáticas em discussão.

A conferência será encerrada pela Secretária de Estado da Indústria Ana Teresa Lehmann, por Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP, Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

 

Informação disponível em: http://www.cm-guimaraes.pt/pages/1418?news_id=3773

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.