7º Seminário – Almoço CICS|ENTRE O PASSADO E O FUTURO: O Partido do Trabalhadores (PT) no contexto da democracia brasileira l| 20 julho 2018| sala atos ICS/UMinho

 

Logo Seminário Almoço v2

 

 

 

 

 

7º Seminário – Almoço CICS de 2018

Data: 20 julho de 2018 (sexta-feira)

Hora: 12h30 -14h00

Local: Sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS)  piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição

Orador: Antonio Carlos Witkoski (investigador de pós-doutoramento do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho)

 

Título: “ENTRE O PASSADO E O FUTURO: O Partido do Trabalhadores (PT) no contexto da democracia brasileiral”

 

Resumo:

A comunicação tem como objetivo examinar a pertinência dos conceitos de intelectual orgânico, intelectual tradicional e intelectual coletivo na perspectiva teórico/metodológica de Antônio Gramsci (1891/1937). Para realizar tal empreendimento, toma como terreno empírico de análise o Partido dos Trabalhadores na Microrregião de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo (MCSLNH), na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), no Estado do Rio Grande do Sul.

O trabalho elabora uma discussão sobre o surgimento e o significado do Partido dos Trabalhadores no cenário da transição política, compreendendo-a simultaneamente como projeto e processo da abertura democrática no Brasil fazendo ainda, breve histórico da emergência e configuração do Partido dos Trabalhadores na Microrregião selecionada.

Tece um cenário relacional entre estratificação social e estrutura de classes da Microrregião, onde emergem e se configuram empírica e teoricamente os intelectuais tradicionais e orgânicos que instituem o Partido dos Trabalhadores. Apontada a configuração dos intelectuais tradicionais e orgânicos, são indicados os níveis de participação partidária que ambos têm na estrutura organizacional do intelectual coletivo Partido dos Trabalhadores, promovendo-se uma “radiografia” dos cargos nele ocupados.

Como decorrência dos níveis de inserção dos intelectuais tradicionais e orgânicos na estrutura organizacional do Partido dos Trabalhadores, que, supostamente, respeita a hierarquia reveladora de concentração de poder e saber, explicitam-se suas visões sociais de mundo acerca de quatro temas: 1) o que é o Partido dos Trabalhadores; 2) o que é ser militante do PT; 3) qual a proposta socialista do PT; e, por fim, 4) como se dá a relação entre a direção e a base do intelectual coletivo petista. Através da última questão, com apoio nas anteriores, procura-se evidenciar se o intelectual coletivo Partido dos Trabalhadores pode ser efetivamente compreendido como partido societário de tipo novo.

 

Nota biográfica e curricular:

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos — UNISINOS (1985), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília — UnB (1998) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará — UFC (2002). Professor Associado IV do Departamento de Ciências Sociais — DCIS da Universidade Federal do Amazonas –UFAM, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia — PPGS (professor permanente), do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia PPG/CASA (professor permanente) e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia PPGSCA (professor colaborador). Orientou 16 Monografias de Conclusão do Curso de Ciências Sociais, 35 Projetos de Iniciação Científica, 22 dissertações de mestrado e nove teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, trabalho e ambiente e Membro do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC). Foi membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia — PPGS e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia — PPGSCA. É atualmente Consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do Conselho Editorial da Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCAR, da Editora da Universidade Federal do Amazonas — EDUA e da SOMANLU: Revista de estudos amazônicos. Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia no biênio 2007/2009. Desenvolveu pesquisa e extensão no interior do PIATAM Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria de Petróleo na Amazônia. Desenvolve pesquisa na área de Sociologia, Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando o seguinte universo temático: desenvolvimento sustentável, ecodesenvolvimento, etnoconhecimento, etnoconservação, processos de adaptabilidade à várzea amazônica, labor, trabalho, política, pesca na várzea amazônica, camponeses da várzea etc. PUBLICOU Diversidade intelectual e cultural política: abordagem gramsciana da pedagogia petista (Annablume, 2010) e Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais (Annablume, 2010). ORGANIZOU Unidades de Conservação do Amazonas no Interflúvio Purus-Madeira: diversidade cultural e gestão social dos bens comuns (EDUA, 2015), Território e territorialidades na Amazônia: formas de sociabilidades e participação política (Valer, 2014), Amazônia: cultura material e imaterial I (Annablume, 2012), Amazônia: cultura material e imaterial II (Annablume, 2012), A cultura da juta e malva na Amazônia: sementes de uma nova racionalidade ambiental? (Annablume, 2010) e A pesca na Amazônica Central: ecologia, conhecimentos tradicionais e formas de manejo (EDUA, 2009).

 

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.