4º Seminário – Almoço CICS|Representações e práticas das/os magistradas/as face aos modelos de residência das crianças nos casos de divórcio | 16 abril 2018| sala atos ICS/UMinho

Logo Seminário Almoço v2

O CICS.NOVA.UMinho organiza o 4º seminário-almoço CICS de 2018,  dedicado ao tema “Representações e práticas das/os magistradas/as face aos modelos de residência das crianças nos casos de divórcio. A especificidade da residência alternada”, apresentado por Ana Reis Jorge, investigadora de doutoramento do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho, que irá realizar-se no próximo dia 16 de abril de 2018, pelas 12:30 horas, na sala de atos do ICS/UMinho.

4º Seminário – Almoço CICS de 2018

Data: 16 de abril de 2018

Hora: 12h30 -14h30

Local: Sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS)  piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição

Orador: Ana Reis Jorge (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho)

Título: Representações e práticas das/os magistradas/as face aos modelos de residência das crianças nos casos de divórcio. A especificidade da residência alternada.

Resumo: Portugal assistiu, nas últimas décadas, a importantes alterações legais em matéria de responsabilidades parentais, nomeadamente em situações de rutura conjugal. A alteração ao regime jurídico do divórcio (Lei nº65/2008) configurou-se como um marco central, consagrando o exercício partilhado de tais responsabilidades, independentemente da residência das/os menores. Articulada com as diagnosticadas dinâmicas familiares atuais – assentes na afetividade, individualização e privatização – e consentânea com a promoção de uma maior paridade de género, tal legislação afigura-se insuficiente quanto à efetivação da partilha de responsabilidades. O residual número de decisões/acordos pela residência alternada é, a este respeito, ilustrativo. Se com a Lei per se não são expectáveis amplas modificações em aspetos profundamente enraizados nas práticas/normatividades sociais, importa um olhar atento às próprias rotinas em contexto judicial. Em ambos os casos, o género e leituras algo estáticas dos conceitos de família/ parentalidade, configuram-se como elementos definidores. A apresentação neste seminário tem por base a análise de entrevistas a magistradas/os e centra-se nas suas práticas e representações sociais face aos modelos de residência privilegiados em situações de divórcio.

Ana Reis Jorge

Licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho, concluiu, em 2006, este grau na sequência da realização de seminário de investigação no Brasil. Trabalhou como bolseira de investigação no projeto “Mestrados em Portugal: modelos socioculturais de persistência entre homens e mulheres” e atualmente no projeto “Modos de vida e formas de habitar: ilhas e bairros populares do Porto e de Braga”, ambos no quadro do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova-UM), sob o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Colaborou também no projeto de investigação “Desigualdades de género no trabalho e na vida privada: das leis às práticas sociais”. Encontra-se a terminar tese de doutoramento na Universidade do Minho com o tema “Desigualdades de género: processos de ruptura conjugal e subsequente tutela das crianças”, tendo usufruído de bolsa pela FCT. Desde 2010 que desenvolve trabalho voluntário no núcleo de Braga da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), tendo no âmbito da associação coordenado o projeto PubliDiversidade – Representações Sociais e Igualdade de Género nos Media. Entre 2013 e 2015 exerceu ainda funções técnicas nos projetos “(Anti)Corpos – Contra o Tráfico de Seres Humanos”, promovido pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e “AtivArte – Contra a Violência e pela Igualdade de Género”, dinamizado pela Associação Juvenil SYnergia. Tem especial interesse pelas temáticas do Género, Representações Sociais, Família, Justiça, Parentalidade, Media e Movimentos Sociais. Tem publicado artigos nestas áreas, apresentado comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais e participado em eventos de índole formativa, com particular enfoque no domínio da igualdade de género.