Ciclo de Seminários – Almoços CICS

 

almoços cicsApós pausa, retomamos os seminários almoços CICS. Este espaço aberto ao público e de debate acontece desde 2015, sempre enfatizando a reflexão sobre um amplo conjunto de temáticas na área das Ciências Sociais, em particular da Sociologia. Para dinamizar um novo ciclo de seminários, a equipa do CICS.UMinho responsável pela organização convida os docentes, investigadores e estudantes a submeterem resumos de propostas de comunicação (até 350 palavras), de natureza teórica e/ou empírica, relativos a trabalhos académicos em curso ou concluídos na área das Ciências Sociais . Contámos com a sua participação!

O primeiro seminário almoço CICS de 2018 terá lugar já no próximo dia 22 de janeiro, pelas 12:30 horas, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais – consulte informação abaixo.

1º Seminário – Almoço CICS de 2018

Data: 22 de janeiro de 2018

Hora: 12h30 -14h30

Local: Sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS)  piso 0

Orador: Rodrigo da Costa Dominguez

Tema: “O Marco dos Navios e o seu contributo para o sistema fiscal durante o Erário Régio (1761-1833): abordagens e desenvolvimentos“.

Resumo abreviado: Os estudos mais recentes dedicados às práticas do sistema fiscal e das alfândegas portuguesas entre os séculos XVIII e XIX favoreceram a análise do quadro político-institucional e observação do fluxo de mercadorias. Nesta apresentação, queremos apresentar e discutir este tema à partir da avaliação e do progresso dos tributos incidentes sobre a tonelagem dos navios que atracavam em Portugal, especificamente em Lisboa (tarifa esta conhecida como o “Marco dos Navios”) num período-chave da História de Portugal relativamente à organização e consolidação de suas finanças. Neste contexto de “concomitante neutralidade e guerra”, o tesouro real foi duramente pressionado no que diz respeito a uma das prerrogativas mais importantes do Estado: a defesa. Como o Estado e o seu sistema fiscal português comportaram-se, de modo a lidar com esses desafios? Como as receitas reagiram durante este período? Qual é a importância e o dinamismo do imposto do Marco no processo de contribuição para suportar essas despesas? Desde a sua criação no final do século XIV pelo rei D. João I, perpassando por seu desenvolvimento e pela sua consolidação como um imposto municipal e posterior incorporação ao conjunto de imposições do Estado, tornando-se parte integrante das finanças régias, buscamos apresentar e delinear os pontos principais da nossa investigação, essencialmente através de um ponto de vista empírico. O foco será uma discussão sobre as questões-chave, a análise das fontes, a metodologia, as perspectivas de análise e os desenvolvimentos científicos desta investigação em curso, no contexto de um ponto de vista fiscal e comercial relativamente à História económica e marítima de Portugal. 

Nota biográfica: Rodrigo da Costa Dominguez é bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT, Investigador integrado do CICS.NOVA U.Minho e Investigador colaborador do CITCEM-FLUP e do IEM-FCSH-UNL. É mestre em História Medieval e do Renascimento (2006) e doutor em História (2013), ambos pela FLUP, e Trustee da Economic and Business History Society (EUA). Sua investigação e os seus estudos tem contemplado, sobretudo, a História Económica e a Fiscalidade, com um maior interesse sobre a articulação entre o comércio, a navegação e as questões fiscais do reino, e o seu impacto na consolidação das finanças de Estado numa perspectiva de longa duração.

Entrada Livre não sujeita a inscrição

Mais informações:
Dra. Rita Moreira
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
telefone: 253 601 752

www.cics.uminho.pt

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.