Revista Configurações nº 20 – Justiça, Direito(s) e Instituições,

Capa-finalEstá disponível online a Revista Configurações nº 20 – Justiça, Direito(s) e Instituições, com a edição temática de Manuela Ivone Cunha, Sílvia Gomes, Vera Duarte e Pierre Guibentif, e direção editorial do CICS.NOVA.UMinho.

“A publicação deste volume, desdobrada em dois números da revista Configurações, tem origem num duplo evento, organizado conjuntamente: o Segundo Encontro da Secção Temática “Sociologia do Direito e da Justiça” da Associação Portuguesa de Sociologia (STSDJ) e as V Jornadas do Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdades da Universidade do Minho As preocupações de abrangência e de pertinência que orientaram o seu formato de origem coincidiram com as que presidiram ao anterior encontro da STSDJ: procurava-se proporcionar o cruzamento de um espetro largo de trabalhos de natureza sociojurídica, em diferentes domínios de investigação, em torno de uma dimensão na realidade social que tivesse adquirido uma relevância específica reconhecível na atualidade. Para mais, o tema “Justiça, Direito(s) e Instituições”, agora convidando sobretudo a pensar os dois primeiros termos – justiça e direito/s – no quadro do último – as instituições –, prestar-se-ia a ser trabalhado na continuidade ou em complementaridade com o tema desse mesmo primeiro encontro, intitulado “Direitos, Justiça, Cidadania. O direito na constituição da política”. (In Introdução, “Justiça, Direito(s) e Instituições”, Manuela Ivone Cunha, Sílvia Gomes, Vera Duarte)

Consulte o número temático 20 da revista Configurações, em https://journals.openedition.org/configuracoes/