Apresentação do livro “Racistas são os Outros”, 29/NOV., Terça-feira | 18:00, na Livraria 100ª Página

Scan7 (3)O CICS.NOVA.UMinho organiza a apresentação do livro “Racistas São os Outros”, organizado por Danila de Jesus, Fernando Conceição e M. Margarida Marques, a decorrer na próxima terça-feira, 21 de novembro, pelas 18h00, na Livraria 100ª Página (Braga).

A apresentação do livro estará a cargo da Doutora Rosa Cabecinhas, Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, com a presença dos autores/organizadores.

Sinopse:
Para uma cultura lusotropicalista, adotada no século XX como política de Estado em Portugal, e assimilada no Brasil pelo ideário da “democracia racial”, o racismo é uma categoria exógena às relações sociais, políticas e económicas internas dessas duas grandes sociedades. É uma categoria que até pode ser examinada, estudada, visitada. Porem, como um problema exterior. De países que não adotaram a mesma engenharia de flexibilização dos contatos interpessoais que teriam caracterizado a história do projecto colonial português. Racistas são os outros!

Conselho Editorial:
Dina Melo e Silva – Universidade de São Paulo| Brasil