Projecto do CICS-UMinho faz retrato de mais de 40 mil empresas da região

A socióloga Ana Paula Marques, investigadora do CICS.NOVA – Polo da Universidade do Minho, é a coordenadora do projecto Roadmap das Empresas Familiares Portuguesas, co-financiado pelo NORTE 2020 no contexto dos apoios do Portugal 2020, que traça o retrato das mais de 40 mil empresas familiares da região.

Sabe-se que as empresas familiares estão em maioria, mas ainda pouco se conhecerá quanto ao real impacto que têm na economia local, nacional e internacional. A investigação já começou no terreno e está a ser desenvolvida pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal, com o objectivo de contribuir para a definição de políticas públicas.

Numa primeira fase, o retrato será feito às mais de 40 mil empresas familiares existentes na Região do Norte. A investigação permitirá pormenorizar o perfil das empresas familiares, assegurando a sua visibilidade, contribuição no mercado e na economia, na inovação e formação e, acima de tudo, na coesão social e territorial.

A entrevista completa com a responsável do projecto está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iKiY5V_K7U

Fonte: www.norte2020 (consulta: 20-10-2017)