Abertura de concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia

 

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do financiamento à Unidade de I&D Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (referência – UID/SOC/04647/2013)

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (Mestre) no âmbito do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, com o apoio financeiro da da FCT/MCTES através de fundos Nacionais, nas seguintes condições:

Duração e Regime de Atividade

Duração de 1 ano, com início previsto em novembro de 2017, eventualmente renovável por iguais períodos até ao limite máximo permitido. As atividades serão desenvolvidas em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT  (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf).

Conteúdo funcional

As atividades a desenvolver consistirão em: i) Garantir a gestão corrente dos assuntos do CICS – Polo da Universidade do Minho, nomeadamente o apoio à sua Coordenação e a todos os seus investigadores, designadamente os seus membros integrados; ii) Apoiar a preparação e a candidatura de projetos científicos a financiamento nacional e internacional; iii) Apoiar a gestão administrativa e a execução financeira de projetos científicos em curso; iv) Apoiar epublicitar interna e externamente a organização de eventos nacionais e internacionais, bemcomo de programas de financiamento com interesse para os investigadores; v) Manter o sítioe demais páginas eletrónicas do CICS – Polo da Universidade do Minho atualizadas e divulgaros resultados de investigação e eventos do Polo, sempre em articulação com a Sede; vi) Proceder à digitalização dos trabalhos dos investigadores integrados e colocá-los no Repositorium da Universidade do Minho e noutras instâncias nacionais e internacionais; vii) Apoiar e coordenar o desenvolvimento das publicações do CICS – Polo da Universidade do Minho, assegurando todo o seu processo de preparação, edição e divulgação. As atividadesserão orientadas pelo Coordenador do Polo.

 Requisitos

i) Licenciatura e Mestrado em Sociologia; ii) Doutoramento em Sociologia concluído ou em fase de conclusão; iii)Experiência mínima de um ano de apoio a atividades de gestão administrativa e financeira, preferencialmente em centros de I&D e/ou em instituições de Ensino Superior; iv) Experiência na elaboração de candidaturas e na gestão de projetos com conhecimento do enquadramento legal de financiamento nacional e internacional na área da investigação; v) Experiência em planeamento e organização de atividades de disseminação científica; vi) Experiência mínima de um ano como bolseiro/a em projetos de investigação competitivos no domínio das ciências sociais; vii) Conhecimentos de criação, manutenção e gestão de conteúdos de sítios e páginas eletrónicas (incluindo, preferencialmente, WordPress, InDesign e Open Journal Systems) e de redes sociais; viii) Bom domínio da língua inglesa falada e escrita (atestado por diploma escolar ou, na sua ausência, por prova de proficiência a ter lugar na segunda fase de seleção); ix) Bons conhecimentos de informática ao nível do utilizador; x) Capacidade de planeamento e organização; xi) Dinamismo, autonomia, sentido de responsabilidade e capacidade de trabalho em equipa.

Legislação e regulamentação aplicável

Lei nº40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf).

 Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, sito no campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, e noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos.

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa a receber será de 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário.

Processo e critérios de seleção

Serão automaticamente excluídos do concurso quaisquer candidatos que não cumpram os requisitos i) a vi), inclusive. Os requisitos indicados como preferenciais (nomeadamente, os requisitos vii) a xi), inclusive) terão uma ponderação de mais 50% em cada caso. O método de seleção aplicável será a avaliação curricular, a que acrescem prova de proficiência na língua inglesa na ausência de certificado escolar e entrevista de seleção aos candidatos seriados nas três primeiras posições. A seriação inicial dos candidatos aceites a concurso atenderá a: formação e currículo académico (0 a 35%), currículo profissional/atividade científica (0 a 50 %) e carta de motivação (0 a 15 %). A avaliação final dos candidatos nas três primeiras posições terá em conta a seguinte ponderação: 40% respeitantes à avaliação curricular, 50 a 60% respeitantes à entrevista, 0 a 10% respeitantes à prova de língua inglesa. A avaliação do desempenho dos candidatos na entrevista incidirá sobre os seguintes aspetos: relevância da experiência profissional (0 a 40%); competências interpessoais (0 a 40%); motivação para o exercício da função a que se candidatam (0 a 20%). O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior ao perfil pretendido.

Composição do júri de seleção

Prof.ª Doutora Ana Maria Brandão

Prof.ª Doutora Ana Paula Marques

Prof.ª Doutora Teresa Mora

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por pontuação final obtida afixada no átrio do Instituto de Ciências Sociais e no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho e comunicados aos candidatos através de correio eletrónico.

Prazo e forma de apresentação das candidaturas

O concurso estará aberto entre 15 e 28 de setembro de 2017.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: cics@ics.uminho.pt (não são aceites mensagens com mais de 2 Mb). Os candidatos deverão instruir, obrigatoriamente, a candidatura com os seguintes documentos: carta de motivação, curriculum vitae, cópia(s) do (s) certificado(s) de habilitações e duas cartas de recomendação.

 

Data limite de candidatura: 28 Setembro 2017

 

PARA ACEDER AO EDITAL ERACAREERS:
barra_cabeca

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.