Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador:  Ana Ferreira

Equipas de Investigação:

Equipa UMinho:  João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte; Ana Maria Soares; Ana Paula Ferreira; Beatriz Casais; Carolina Machado; Elisabete Sampaio de Sá; Gina Gaio; Iris Barbosa; João Ribeiro; Joaquim Silva; Pedro Melo; Regina Leite.

DIVULGAÇÃO EXTERNA | Escola Projeto E-Monitoring “Crime e Tecnologia: Presentes Controversos, Futuros (Im)prováveis” – 04 a 06 de junho 2025, Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais

A Escola do Projeto E-Monitoring “Crime e Tecnologia: Presentes Controversos, Futuros (Im)prováveis” surge num momento em que a interseção entre crime e tecnologia suscita debates cada vez mais intensos e fundamentais, embora frequentemente dispersos no âmbito académico. As preocupações contemporâneas com o crime e sua gestão têm impulsionado um investimento crescente em diversas tecnologias, abrangendo …

 

Conferência GEICS | “Teatro do oprimido: da arte à ação política”| 27/02/2025 | 19H30 (PT)/16H30 (BR) | Formato virtual

No próximo dia 27 de fevereiro de 2025 decorrerá, em formato exclusivamente virtual, uma Conferência GEICS dedicada à temática do “Teatro do oprimido: da arte à ação política“. O encontro será dinamizado pela Professora Doutora Joana Cruz (CIIE-UP e FPCE-UP).   Joana Cruz é Investigadora Externa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-UP) da a Faculdade de Psicologia …

 

DIVULGAÇÃO EXTERNA | Seminário “Novas e velhas gramáticas no panorama penal e prisional do século XXI: Religião, ONGização, ‘Empreendedorismo’ ” | 14 de fevereiro de 2025 | Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Na próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro de 2025, entre as 09H00 e as 18H00, decorrerá o seminário “Novas e velhas gramáticas no panorama penal e prisional do século XXI: Religião, ONGização, ‘Empreendedorismo’“. A iniciativa terá lugar na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e é da responsabilidade do …

 

Lançamento do livro ”Para além da Nostalgia: Ensaio autobiográfico de um sociólogo”, de Elísio Estanque

A Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho acolhe, no dia 13 de fevereiro, o lançamento do livro “Para além da nostalgia: ensaio autobiográfico de um sociólogo”, com a presença do autor, Elísio Estanque. A sessão, marcada para as 17H30, é organizada pelo Mestrado de Sociologia da Universidade do Minho, …