Aula Aberta “Sexual health and HIV/AIDS prevention and care among young people, people living with HIV, and sex workers in Thailand” | 15/05/2025 | 20H00 – 22H00 (PT) | Ed. 2, Sala 1.12, Universidade do Minho – Campus de Gualtar

 
Aula Aberta MSOC Kangwan (15MAI2025)

Quinta-feira, dia 15 de maio de 2025, decorrerá a aula aberta “Sexual health and HIV/AIDS prevention and care among young people, people living with HIV, and sex workers in Thailand“, com o investigador visitante Kangwan Fongkaew (Burapha University, Tailândia). A moderação estará a cargo de Ana Maria Brandão (CICS.NOVA.UMinho e ICS-UMinho).

 
📅 Quinta-feira, 15 de maio de 2025
🕗 20H00 – 22H00 (PT)
📍 Universidade do Minho – Campus de Gualtar | Edifício 2, Sala 1.12
 
A sessão irá explorar questões de saúde sexual e prevenção do VIH/SIDA entre jovens, pessoas que vivem com VIH e trabalhadoras do sexo na Tailândia. Serão apresentados exemplos de fenómenos sociais e estudos realizados no país. Sobre o passado, será explorada a primeira vaga da epidemia de VIH/SIDA e o estigma associado aos grupos vulneráveis afetados. Relativamente ao presente, serão discutidas as políticas e desenvolvimentos mais recentes na área da saúde sexual e prevenção do VIH/SIDA. Por fim, serão apresentadas perspetivas para futuras políticas públicas e iniciativas neste domínio.
 
Aberta a todos/as os/as interessados/as, a iniciativa decorre no âmbito do Mestrado em Sociologia do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho.
 
📧 Mais informação: cics@ics.uminho.pt

Kangwan Fongkaew é docente no Departamento de Artes da Comunicação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Burapha (Tailândia), com doutoramento em Ciências Socias pela Universidade de Chiang Mai (2015). A sua investigação centra-se sobretudo na prevenção do VIH entre minorias sexuais e de género na Tailândia, particularmente entre jovens homens gays e mulheres trans. Coautor de estudos sobre barreiras ao rastreio do VIH, adesão à PrEP e impacto do estigma nos resultados de saúde dessas comunidades, tem também contribuído para discussões sobre a representação LGBTIQ+ nos média tailandeses. Para além do percurso académico, encontra-se ativamente envolvido na defesa dos direitos e da inclusão LGBTIQ+ na Ásia.

Ana Maria Brandão é doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho (2008), mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (1997) e licenciada em Sociologia pela Universidade do Porto (1991). É investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho) e Professora Associada no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Foi Subdiretora do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. É Editora da Configurações: Revista de Ciências Sociais e Diretora do Mestrado em Sociologia do Género e Sexualidade da Universidade do Minho.

Esta iniciativa é financiada pelo Projeto UID 04647 – CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.