5.º Seminário-Almoço CICS | “Trabalho e género na análise da contemporaneidade: teorias e perspetivas” | 19 de novembro de 2024 | 12H30 (PT) | Formato híbrido

 

No próximo dia 19 de novembro de 2024 decorrerá, em formato híbrido, o 5.º Seminário-Almoço CICS 2024. A convidada – Gabriela Azevedo – debruçar-se-á sobre a temática “Trabalho e género na análise da contemporaneidade: teorias e perspetivas”. O encontro contará ainda com a moderação de Gabriela Salcedo Figueira.

                                              1

“Nesta comunicação serão discutidas as categorias trabalho, género, raça/racialização e classe social em diferentes perspetivas teórico-metodológicas, especialmente a interseccionalidade, o feminismo materialista, e a reprodução social (feministas da reprodução social e autonomistas). Ao discutir exemplos de movimentos sociais recentes em diferentes partes do globo, serão explorados os elementos centrais da organização das relações sociais capitalistas contemporâneas. O objetivo é provocar a reflexão acerca das análises académicas mainstream e críticas atuais e relacionar às dinâmicas políticas concretas”

➡️ Gabriela Azevedo é doutorada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022), com período sanduíche na Universidade do Porto (UP). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015) e Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Licenciada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. É co-coordenadora do curso de extensão “Diálogo de Saberes na Produ(a)ção da Justiça e dos Direitos” da UFRJ e professora do CEPED/UERJ. Tem experiência nas áreas de Direito e História. É autora do livro “Cidade e Política: Estado de Exceção e Reforma Urbana no Rio de Janeiro”, tem interesse nas temáticas gênero, cidade, movimentos sociais, estado de exceção e fascismo, com ênfase na Teoria da Reprodução Social.

➡️ Gabriela Salcedo Figueira é doutoranda em Estudos Contemporâneos (Univ. de Coimbra, CEIS20, IIIUC), com financiamento FCT. Mestre em Sociologia, com especialização em Políticas Sociais, pela Universidade do Minho (2021). Graduada em Comunicação Social: Jornalismo (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Ciências Sociais (2012) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na sua investigação doutoral, procura compreender a relação da escravidão negra com o capitalismo, bem como a de gênero, raça e classe com o capital, ao comparar a reprodução social das ordens escravocratas brasileira e norte-americana no século XIX. Os seus principais interesses de pesquisa são: materialismo histórico e dialético, reprodução social, categorias da diferença, escravidão e capitalismo.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou em https://forms.gle/x67rBotBJuePdKCo7.

Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio e almoço partilhado.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.